NOTA PÚBLICA SOBRE A DIVULGAÇÃO DE NOTÍCIAS SOBRE SUICÍDIO

O Grupo de Trabalho de Prevenção do Suicídio do Espírito Santo (GTPS-ES) vem, publicamente, solicitar sensibilidade e responsabilidade em relação à divulgação de matérias e imagens relacionadas à temática do suicídio, tanto aos profissionais da comunicação e produtores de qualquer tipo de mídia, como à população em geral. 
Temos observado que o cuidado necessário para o trato desse tema, no que se refere à exposição das pessoas em sofrimento e de seus familiares, nem sempre é respeitado. Sabe-se que a explicitação de informações detalhadas acerca do ato suicida pode ter impacto desastroso, ao estimular a sua execução por outras pessoas que estejam passando por situações de sofrimento significativo. 
Considerando a necessidade de melhor compreensão e identificação dos fatores de risco que envolvem o suicídio, incluindo a presença de transtornos mentais e de dificuldades vivenciais, e a verificação de que as tentativas de suicídio vem ficando cada vez mais próximas de todos nós, enfatizamos a importância de se discutir o tema, para desmistificar tabus e falsas informações e, principalmente, para prevenir a ocorrência de novas tentativas. Assim, solicitamos que toda divulgação seja feita de forma responsável, embasada pelas orientações produzidas pela Organização Mundial de Saúde 
(http://www.who.int/mental_health/prevention/suicide/en/suicideprev_media_port.pdf), pelo Ministério da Saúde 
(https://www.cvv.org.br/wp-content/uploads/2017/09/folhetojornalistas.pdf), e pela Associação Brasileira de Psiquiatria 
(http://www.proec.ufpr.br/download/extensao/2017/abr/suicidio/manual_cpto_suicida_conhecer_prevenir.pdf)Desta forma, estaremos contribuindo com o cuidado e com a vida. 
Desta forma, estaremos contribuindo com o cuidado e com a vida. 
Vitória, 22 de agosto de 2018

GRUPO DE TRABALHO DE PREVENÇÃO DE SUICÍDIO DO ESPÍRITO SANTO (GTPS-ES) 

Apoio: Associação Brasileira de Estudos e Prevenção de Suicídio 
www.abeps.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *